O Pão de Milho, de sabor levemente adocicado, é uma das melhores receitas que já provei. E nisso não há exagero. Conheci a receita através de duas amigas “que o pão me deu”, como se diz nos grupos de panificação artesanal. Luciana Zimmermann e Karen Castro me deram as dicas necessárias e a inspiração que eu precisava para testar essa maravilha. Elas descobriram a receita no site “NacoZinha Brasil“, que por sua vez se inspirou no site “Cozinhando com Josy“.

Desde que postei a receita na página do Pão na Panela no Instagram, vi muita gente testando, publicando e comentando o quanto tinha se apaixonado pelo sabor e pela textura desse pão. Fácil de fazer, ele é a pedida ideal para o café da manhã e da tarde. Pra ser sincero, pra todas as horas.

O vídeo que publiquei no Instagram, abrindo o pão e mostrando o miolo macio, teve milhares de curtidas e já foi visto dezenas de milhares de vezes.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Pão na Panela {Guilherme Leme} (@paonapanela) on

Já disse brincando algumas vezes que ele já foi visto por mais gente do que cabe na minha cidade natal, Capivari. Mas esse pão merece. É um presente que ganhei e que agora compartilho com vocês, passo a passo. Vamos à receita!

Receita do Pão Adocicado de Milho

INGREDIENTES

  • 500g de farinha de trigo
  • 200g de leite condensado
  • 100g de milho verde (usei milho de lata, mas se preferir pode cozinhar espiga de milho)
  • 2 ovos
  • 40g de manteiga
  • 10g de leite em pó
  • 83g de leite integral
  • 100g de levain (refresquei 1-2-2)
  • 3g de fermento biológico seco (para deixar o pão ainda mais macio. Se não quiser usar, coloque mais 50g de levain)
  • 1 pitada de sal

    Se não tiver levain e quiser fazer apenas com fermento biológico seco, use um sachê de 10g.

PREPARO DA MASSA

Bata no liquidificador o milho com leite condensado, leite, ovos e manteiga.

Coloque a mistura na batedeira e adicione a farinha de trigo, o fermento biológico seco, o leite em pó e o sal.

Comece a bater com o gancho. Adicione o levain e sove até obter uma massa lisa e homogênea. A massa é uma delícia de trabalhar. Se você preferir pode sovar na mão. Vai do gosto do freguês, ou melhor, do padeiro.

Transfira a massa para uma vasilha, cubra com pano e deixe descansar a primeira fermentação por pelo menos 1 hora, em lugar quentinho. Isso ajudar a massa a se desenvolver e começar a crescer.

Quando tiver dobrado de tamanho (pode levar um pouco mais de 1 hora dependendo da temperatura ambiente), divida a massa em 3 partes iguais, abra com o rolo e comece a enrolar feito rocambole.

Se preferir, pode fazer tranças ou mais bolinhas. Escolha o modelo que preferir.

Coloque numa forma de pão bem untada com manteiga com distância de pelo menos 1 dedo entre os rolinhos. É preciso espaço pra massa crescer.

Deixe descansar por umas 6 horas até triplicar de tamanho e chegar no ponto que você deseja. ALgumas vezes levou menos tempo que isso. Mais uma vez, depende da temperatura ambiente em que o pão irá fermentar.

Quando estiver no ponto, passe ovo batido sobre a massa e polvilhe fubá.

Leve para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por mais ou menos meia hora, até dourar no ponto que você gosta. Fique atento pois o tempo varia de forno para forno.

Depois de assado, desenforme assim que possível e deixe esfriar sobre uma grelha.

Depois é só cortar, provar essa delícia e vir aqui contar o que achou, combinado?

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Pão na Panela {Guilherme Leme} (@paonapanela) on

Pin It on Pinterest

Share This