Agora que você já aprendeu a fazer o fermento de litro, é hora de fazer o Pão de Cristo. Uma receita tão antiga quanto o próprio fermento. Simples, saboroso e macio, o pão perfeito para provar com manteiga, requeijão, geleia, nutella e… o que mais sua imaginação permitir.
A receita é bem simples e também aprendi com a Paula Basso Souza, com quem troco muitas figurinhas e dicas no Instagram. Só tenho a agradecer!
A receita abaixo é feita com apenas 500ml do fermento de litro. Para nós aqui de casa é mais que suficiente. Rende 3 pães grandes. Se quiser fazer com 1 litro de fermento, basta dobrar as medidas dos ingredientes (exceto o sal).
Receita do Pão de Cristo com fermento de litro
INGREDIENTES
- 500ml de fermento refrescado
- 1 ovo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de banha derretida ou óleo
- 2 colheres de sopa de leite em pó (opcional)
- 1 colher de chá de sal
- Aproximadamente 1kg de farinha de trigo branca (você poderá precisar de um pouco mais de farinha até o ponto da massa desgrudar das mãos)
PREPARO DA MASSA
Misture bem os 5 primeiros ingredientes e vá acrescentando a farinha aos poucos, incorporando à massa. Você poderá sovar à mão ou numa batedeira com batedor em forma de gancho, para massas pesadas, por até 20 minutos.
Coloque a massa em uma bacia, cubra com uma toalha e deixe descansar de 8 a 12 horas. Lembre-se que pães de fermentação natural levam mais tempo para serem feitos e é desse tempo que tiramos todos os seus sabores, texturas e benefícios.
Após o descanso a massa deverá ter duplicado, quem sabe até triplicado de tamanho. Coisa mais linda! Leve à bancada e divida em quantas partes desejar. Costumo fazer 3 pães grandes, sempre pesando para que tenham medidas iguais. Hoje fiz tamanhos e variados, só pra testar formatos diferentes.
Passe por um cilindro (ou, se não tiver, pode ser aberto com rolo de massa ou, até mesmo, uma garrafa de vidro). Abra bem a massa e enrole ou molde os pães no formato que desejar. Variar e testar novos formatos é sempre um exercício de criatividade. Pra que ser igual sempre, né?
Depois de montar sua mais nova obra de arte (hihihi), coloque os pães sobre uma assadeira untada com margarina e trigo. Eu prefiro usar o Papel Dover, que tem uma película encerada e não deixa o pão grudar. Cubra com uma toalha e deixe descansar de 3 a 6 horas, a depender do clima, até que dobre de tamanho e você sinta que a assadeira está mais leve (graças à ação dos gases do fermento de litro). Se gostar, você pode pincelar um pouco de ovo batido com água gelada, para deixar a casca mais brilhante e morena.
Asse em forno pré-aquecido a 180º até dourar. No meu forno elétrico costumo deixar 35 minutos. O tempo pode variar em cada forno. Fique sempre de olho. Você logo começará a sentir aquele cheirinho delicioso do pão sendo assado.
Deixe o pão esfriar e prepare a manteiga, o requeijão, a geleia, o café coado na hora e experimente essa maravilha. Depois de provar, deixe seu comentário e me conte como foi fazer o pão. Se tiver dicas de receitas com o fermento de litro, compartilhe. Quero experimentar pães diferentes com esse fermento tão especial.
Seja feliz, faça pão.
Oi, Guilherme, tudo bem?
Estou adorando a sua página, obrigada por compartilhar tanta coisa bacana! :)
Você sabe se posso substituir o ovo por algum ingrediente não-animal? Sou vegana, mas adorava essa receita quando minha avó fazia e queria esse pãozinho de novo em casa! =]
Muito obrigada! !
Oi Carla, você pode tirar o ovo da receita, sem prejuízo. Vai fundo e conta pra gente se gostou do pão. Fico muito feliz que esteja curtindo e acompanhando o site. Abraço, Guilherme
Oi, Guilherme! Acabei de modelar os pães para o segundo descanso, assarei no final da tarde e conto como ficou! Que massa mais bonita e gostosa de trabalhar! E como cresce, a daqui triplicou em 12h,achei maravilhoso! =]
Gostaria de adiantar algumas dúvidas, se puder por favor me ajudar:
Aqui onde moro acho que é muito abafado, o fermento está chegando a ponto de explodir a garrafa em menos de 2 dias! Será que posso fazer a manutenção dele na geladeira pra tentar desacelerar um pouco o processo?
E para o pão que não assaria no mesmo dia, sabe se posso deixa-lo na geladeira após a modelagem ou a segunda fermentação? E depois levar direto ao forno? Já fez assim alguma vez?
E você assa em assadeira aberta mesmo, né? Vou tentar assar um deles fechado para ver se forma alguma crostinha na próxima! (:
De novo, muito obrigada por compartilhar tanto! Sites como o seu só aumentam nossa paixão por tudo isso! ^^
O pão ficou MARAVILHOSO, não consigo nem descrever como estou feliz de recuperar o pão da minha avó e ainda vegano! Virou minha receita preferida! muito obrigada! ^^
Carla, fico tão feliz por isso! Resgatar a memória de nossos avós por uma receita do pão, não tem coisa mais linda! <3 Obrigado!
Oii,carla estou fazendo o fermento,e com 2 dias ja havia fermentado,assim como o seu.
Eu fiz a reforma,com esses 2 dias,sera que eatraguei o fermento?
Oi, Kayra! Devagar com o andor… hehehe…
O levain precisa de tempo para ser criado. Esse crescimento no segundo dia é normal, assim como a inatividade nos dias seguintes. São as bactérias ruins dando espaço para as boas bacterias. Segue o passo a passo e logo seu levain estará pronto e forte para dar bons pães. Abraço!
Lecitina de soja liquida uma colher para cada ovo na substituição em qualquer receita.
olá, Guilherme. parabéns pela página.
posso usar açúcar mascavo para preparar o fermento?
Olá, Edvan. Obrigado! Seja sempre bem-vindo. Eu nunca testei com açúcar mascavo, por isso não me arrisco a dizer se dá pra substituir. Mas, se der certo, acho que o Mascavo deve deixar o sabor muito acentuado, o que pode interferir também no sabor dos pães, não acha? Se você experimentar, conta pra gente, combinado? Abração!
olá, Guilherme. fiz o fermento com açúcar mascavo. no sexto dia, a garrafa estava explodindo. já preparei, então, a massa. também com mascavo. usei 40% de farinha integral. os pães ficaram gigantes, fofinhos e super-leves. pena q não tenho como postar aqui. já faço pão com levain há bastante tempo. isso me deu segurança no processo com fermento de litro.
uma observação: quando preparei a massa, tive que sair, e só voltei 24 horas depois. durante todo esse período, a massa ficou ma geladeira. ou seja, a primeira fermentação foi sob refrigeração. depois que retirei da geladeira, o tamanho já tinha duplicado. modelei, deixei 3 horas de segunda fermentação e assei.
achei que ficou um cheirinho um pouco forte de fermento. talvez tenha fermentado além do necessário.
de todo modo, ficou maravilhoso.
valeu
Que experiência maravilhosa, Edvan! Deve ter ficado muito bom mesmo. O gosto acentuado do fermento deve ter sido pelo alto tempo de fermentação. Obrigado por compartilhar!!!
Eu faço com açúcar mascavo, não tenho problemas só tenho mais aromas!
Boa! Obrigado por compartilhar.
Errei proprio no 10 dia ai investitori de colocar agua morna coloquei feia tem algum problema?porque nao ta citando as bolhas
Apenas vai demorar mais a fermentar. Pode não criar bolhas, mas juntar uma espuma grossa, mais espessa, em cima.
Olá, tudo bem. O sabor do pão de Cristo é muito diferente do pão feito com levain? Eu faço pão doce com levain, ficam fofos e muito saborosos. Não conheço o pão de Cristo e por isso a curiosidade. Parabéns pela dedicação em transmitir informações valiosas.
Olá, Ivone! Eu acho as texturas e sabor diferentes. Mas isso acho que varia de pessoa pra pessoa. Os pães ficam mais adocicados, pois o fermento inclusive leva açúcar na fórmula. Os meus pães com levain ficam com textura mais rústica e sabor levemente azedo – que eu adoro! Os pães com fermento de litro me lembram aqueles pães caseiros mais adocicados e de miolo bem macio. Acho que vale a experiência! ;-)
Obrigado pelos elogios. Fico feliz em compartilhar as receitas que estou experimentando. Seja sempre bem-vinda! Abraço, Guilherme
Olá Guilherme legal seu site deixa eu perguntar se quiser fazer um pão com 500gr de farinha quanto de fermento eu uso
Oi Marcelo, nunca fiz com 500g. Mas imagino que seja 250ml de fermento de litro. Os outros ingredientes, exceto o ovo, você também coloca a metade. Nunca fiz, mas deve funcionar. Se você testar, conta pra gente! Abração
Gostaria de saber como tirar o gosto de azedo que fica
Olá, Ivanilde. O sabor mais azedo pode ser resultado de tempo muito longo de fermentação ou do intervalo em que você refresca o fermento para fazer pão. Sugiro refrescar a cada 7 dias. E ao refrescar, deixar de 4 a 5 horas fermentando, antes de separar as porções e começar a preparar a massa. Isso deve ajudar. Ou pelo menos já me ajudou. Se fizer testes, conta depois pra gente como fez e o que achou. Abraço, Guilherme
Ola amigo tudo bem ,eu fiz o pão de cristo usando outra receita da net agora que vi a sua fiquei curioso ,eu uso 3 ovos e 15 colheres de açúcar e 1 xícara de óleo e 1k de trigo ,mas não fica igual ao que minha mãe fazia antigamente sempre quis sentir aquele cheiro de pão por toda a casa cheiro forte e o gosto era outro esse que eu faço fica um pão caseiro comum ,quando vc faz ele deixa aquele cheiro forte de pão pela casa e o sabor fica igual ao de antigamente ou fica igual ao pão caseiro normal ,pelo o seus teste essa receita com menos ingredientes como ovo por exemplo ficou melhor ,vou testar sua receita amigo sucesso.
Olá, difícil dizer se o pão é do jeito que você guarda em sua memória afetiva. E muitas vezes, nenhuma receita supera a boa lembrança. Gosto muito, demais, desses pães de Cristo. Macios, saborosos, perfumados. Já fiz até sem ovo, então, fica diferente, mas igualmente saboroso. Existem diversas formas de fazer, muitas receitas disponíveis. É preciso testar várias para tentar reproduzir a memória de sua infância. <3 Abraço e bons pães!
Guilherme, quando você faz sem ovo, coloca o que no lugar?
Olá! Quando fiz sem ovo não coloquei nada para substituir. Abraço!
Olá Guilherme!!!
Fiz o pão com fermento de litro e ficou deslumbrantemente delicioso!!! Obgda por compartilhar amor em forma de pão.
Obrigado, Rosana! Fico muito feliz com seu comentário. Que bom que deu tudo certo. Boas fornadas!
Bom dia!!!
Tenho feito constantemente esse pão com fermento de garrafa. A minha massa cresce, os pãos ficam lindos…porém aquele gosto de azedo permanece, e sinceramente eu não gosto. Tem como equilibrar o ph dessa massa? Existe algo que pode ser feito pra melhorar esse sabor?
Aguardo!
Olá, Gina. Acho que vale tentar reduzir o tempo de fermentação do fermento (quando você o alimenta e deixa descansar) e o tempo de fermentação da massa, após sova e moldagem. Isso deve influir, mas sinceramente, só testando. Eu particularmente gosto desse azedinho. Abraço!
Boa tarde! É a primeira vez que faço este pão de Cristo. Essa primeira fermentação de 8-12 horas é fora da geladeira? obrigada
Olá Guilherme! Parabéns pelas receitas. Sugiro apenas que as medidas dos ingredientes sejam todas em gramas para padronizar. Forte abraço.
Olá, Bruno. Obrigado!
por gentileza, qual a porcentagem desse fermento de litro em relação à farinha?
no fermento natural uso 30%.
e nem todas as receitas levam liquidos e assim não sei como substituir.
podes me ajudar?
Oi Helena, não sou profundo conhecedor do fermento para usá-lo em todas as receitas. Pelo que aprendi, deve substituir sempre o total de líquido. Numa receita sem muito líquido, sinceramente, não sei como funcionaria. Se descobrir, conta pra gente? Abraço!
Esta receita é da minha infância e como amava comer esses pães agora que encontrei seu blog e o passo a passo so tenho agradecer .Seguindo a receita desde do inicio e o processo ao qual descreveu obtive sucesso .Ficaram uma delícia os pães. Obrigada
Oi, Tatiane. Fico muito feliz em te ajudar a resgatar essas memórias de infância. Missão cumprida, então! <3 Abraço, Guilherme
Posso guarda por quanto tempo o fermento?
Eu guardo por no máximo 10 dias na geladeira. Mesmo se não for usar, alimento ele, fermento e guardo uma parte se não for fazer pão. Assim mantemos ele forte, saudável, com todo gás.
Olá Boa Tarde, como faço para fazer esse fermento? qdo era criança lembro da minha mãe fazer mais ela sempre ganhava de alguém esse fermento, eu consigo fazer? me passa a receita por favor ?
Olá, Viviana. Aqui no site você encontra a receita do fermento de litro. Nessa receita mesmo tem um link para ela.
http://paonapanela.com.br/como-fazer-o-fermento-de-litro-ou-fermento-de-cristo/
Olá… estamos aqui novamente! rs
Quando você fala em passar no cilindro… eu tenho uma maquina de macarrão. seria possível utilizar?
Acho que depende do modelo. Eu tenho um, tentei, mas não deu certo… :-(
Abraço!
Olá Guilherme,
Obrigada por preservar a memória de nossos antepassados! Fiz o meu fermento e minha massa está agora na primeira fermentação. A massa está linda, estou com grandes expectativas hehehe
Daqui uma semana, quando eu for refrescar o fermento, ele tem que estar em temperatura ambiente ou eu tiro da geladeira e já refresco ele direto?
Obrigada pelo amor em forma de pão!
Viva! Que coisa boa….
Pode tirar da geladeira e refrescar direto. A água para alimentar o fermento é mais morninha. Abraço!
Guilherme
É possível fazer pães recheados???
Com toda certeza, Odair. Já vi rechearem com linguiça, presunto e queijo, chocolate… Depois de abrir a massa, adicione o recheio enquanto for enrolando o pão. Abraço e boa fornada!
Bom dia Guilherme, vc tem uma receita com farinha spelta?
Olá, já usei 10% de Spelta numa receita de sourdough tradicional. Não tenho uma receita específica. Abraço, Guilherme
Oi guilherme a primeira fermentacao e feita em temperatura ambiente de 8 a 12 horas
Tenho diabetes, vc tem uma receita diet para postar? Obrigada!
Olá! Esse pão leva açúcar na composição. Mas o pão sourdough tradicional leva apenas farinha, água, fermento e sal. É certo que a farinha se transforma em açúcar, então vale entender se esse consumo seria adequado. Abraço!
Guilherme. bom dia e feliz ano novo!
Tentei por algumas vezes fazer pão de Cristo, mas nunca havia obtido bons resultados, mas fazendo do seu jeito, AMEI…vou fotografar, entrar em suas redes sociais e postar.
Usei apenas 250 gr de fermento líquido pelo receio de não dar certo e acabar perdendo ingredientes mas, confesso que cresceu mto e vou levá-lo ao forno daqui a pouco.
Comecei fazê-lo ontem 05.01.2020 às 9h00 da manhã, modelei às 21h00 e vou assá-lo daqui a pouco, por volta das 5h35 do dia 06.01.2020. Estou super orgulhosa da minha massa. Mto obrigada por seus ensinamentos e suas dicas maravilhosas.
Abraços!
Rose, fico muito feliz com sua mensagem. Obrigado por compartilhar! Sucesso e boas fornadas!
Olá nessa receita posso deixar a massa fermentar na geladeira dentro do tempo de 8-12 h com plástico?
Olá, nunca fiz esse pão fermentando na geladeira. Vale o teste! Abraço.
Estou fazendo depois digo se deu certo.
Boa tarde. Amanhã dia 18 abril 2020 eu vou reformar o fermento e finalmente fazer o pão. Estou bem ansiosa. Queria saber o seguinte. Ao repassar os 500ml do fermento pra alguém. Como essa pessoa deve fazer se quiser tb multiplicar esse fermento? Me explicaria por favor.
Olá, essa pessoa deve alimentar a isca da forma que está na receita. Seguindo as mesmas quantidades. Abraço!
Olá Guilherme, boa tarde. Iniciei o fermento líquido e já fiz uma fornada de pães. Gostei muito. Poderia me dizer como posso fazer para o pão não ficar tão doce.Desculpa se a pergunta parece tola, mas pela sua experiência talvez possa me ajudar. Desde já muito obrigada.
Olá, Cleonice, tudo bem? Nada tola! Minha esposa também não gosta de pães muito doces. O que fiz foi compensar um pouco os ingredientes: reduzir um pouco de açúcar e colocar mais sal. Aos poucos você chegará na proporção ideal para seu paladar. Abraço!
Oi. Após refrescar a massa ela não fez como o orientado….uma espuma por cima e bolhas embaixo. Tem como recuperar ou não deu certo?
Olá. Hj retirei o plástico do meu líquido, pois ainda não o descarte. Havia pouquíssimas espuminhas sobre ele. Misturei. O cheiro está característico. Mas é melhor descartar ou o fermento não perderá seu efeito pelo tempo q ficou.