Fazer pães, principalmente os de fermentação natural, tornou-se um dos meus hobbies preferidos. Pesquisar e testar novas receitas, cuidar bem do meu levain e, claro, provar todas essas maravilhas recém-saídas do forno. Como já disse, quem faz pão em casa, tem pão de verdade no café da manhã. Sabe o que está comendo. Sabe bem as etapas e ingredientes necessários para ter aquele pão delicioso.
Quer aprender a fazer esse pão? Saiba como
Diferente do que muitas pessoas imaginam, fazer pão de fermentação natural é uma tarefa simples, mas requer os ingredientes certos, compreensão das etapas e paciência, muita paciência. O pão de fermentação natural demora mais tempo, justamente para que as leveduras possam entrar em ação naturalmente, sem ajuda de aditivos químicos que aceleram o processo. O pão tem seu tempo, é preciso respeitar cada etapa sem atropelos, sem atalhos. É importante divertir-se no meio de todo esse processo. A graça está no fazer, tanto quanto no comer.
O primeiro passo é fazer o levain, fermento natural de pães (e alguns outros tipos de massa). O fermento, também conhecido como sourdough starter, massa madre, lievito naturale, entre tantos outros nomes, é feito de farinha e água. Aprenda a fazer o fermento natural, seguindo a receita passo a passo. Não se preocupe, não é nenhum bicho de sete cabeças. Em mais ou menos 10 dias, misturando água e farinha na medida certa, as bacterias presentes no ar vão fazer todo trabalho e transformar essa massa num poderoso fermento natural, que cresce e explode em bolhas de ar sempre que for alimentado. Esse fermento selvagem precisa ser alimentado com certa frequência para conservá-lo sempre forte e ativo, pronto pra entrar em ação.
Deu preguiça de fazer o fermento natural? Tem certeza de que não vai nem tentar? Cinco minutinhos dedicados a ele, nesses primeiros 10 dias, são o suficiente. Mas ainda assim, você tem a opção de conseguir uma “isca” de levain de alguém que já tenha o fermento pronto e possa compartilhar contigo. Se estiver em São Paulo e eu puder ajudar, terei o maior prazer em compartilhar contigo um pouco da Juma Marruá, meu levain.
Com o fermento pronto e refrescado, hora de fazer pão. Na internet e nos grupos sobre o assunto existem diversas opções de receitas. Diferentes combinações de porcentagens de água, farinha, fermento e sal. Pois é só isso que precisamos para fazer pão. Aqui no site tenho algumas receitas, com passo a passo bem detalhado para você seguir e conquistar o sonho do primeiro pão de fermentação natural, o famosos pão “sourdough”.
Escolha sempre bons ingredientes para seu pão. Existe uma infinidade de farinhas no mercado, mas nem todas são adequadas para receitas de pão. Dê preferências para as que tem maior quantidade de proteína na composição. As marcas que costumo usar são “Rosa Branca”, “Nita”, “Venturelli” e “Anaconda”, todas nacionais.
A água, sempre gelada, é importante para a massa não esquentar durante a sova na batedeira. Aliás, temperatura controlada é um fator importante a considerar na produção dos pães, para que a fermentação da massa aconteça da forma correta, naturalmente. Você também pode arregaçar as mangas e sovar a massa com as mãos. Existem técnicas bem simples que ajudam nesse processo, como “slap and fold“.
Que tal começar a aventurar-se e começar a fazer seus pães de fermentação natural? Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda, deixe um recado nos comentários. Vamos juntos! O resultado compensa todo esforço, eu garanto.
Seja feliz, faça pão!
Estou iniciando a arte de fazer pães com levain e estou adorando. Ganhei a isca do meu cunhado.
Olá, Araguaci, que ótima notícia. Bora trocar ideias e experiências. Cuide bem do bichinho! Você não vai querer mais saber de outra coisa! :-) ❤️
Olá Guilherme, boa noite!
Que bacana compartilhar seus conhecimentos…!
Faço algum tempo pão de Fermenção natural, mas gostaria de aprender mais…
Foi um prazer conhecê-lo!!
Abraço
Marina
Olá, Marina! Obrigado. Fico feliz que tenha gostado. Seja bem-vinda!
Bom dia Guilherme,
tudo bem?
poderia fazer um post falando só sobre os cortes né?!
pra fazer uns “desenhos” legais nos pães.
Ah, que boa ideia. Vou fazer sim. Obrigado pela ideia, Eduardo. Abraço.
Achei sua página e fiquei encantada, a ideia do Eduardo é genial. Vou aguardar. Estou pesquisando sobre o modo de fazer pães, tenho um projeto, fazer pães para doar a pessoas em situação de rua, com uma poesia.
Que belo projeto, Cristiane! Sucesso com essa iniciativa. Abraço.
Oi Guilherme. Meu fermento resolveu ficar fraco. O que faço? Ele mora na geladeira e a cada 7 dias, eu uso a proporção de 2:1:1 quando alimento e quando refresco para fazer pão, sempre pego 50 g dele, 100 g de farinha mais 100 g de água e descanso de umas horas até criar bolhas. Faço isso há 2 anos e agora ele resolveu ficar fraquinho. Começo um novo ou reaproveito esse mesmo? Agradeço desde já.
Oi Ana Paula. Você usa a proporção 1-2-2, não 2-1-1. :-) Talvez ele esteja precisando de mais comida. Ao invés de esperar 7 dias, tente alimentá-lo a cada dois dias, mesmo que não faça pão. Alimente, espere dobrar de tamanho (controle o tempo e a temperatura!), guarde uma parte na geladeira. o que não usar você pode descartar ou doar. Isso deve ajudar. Você pode também usar a proporção 1-2-3 para dar ainda mais comida (farinha) pros bichinhos. Deve ajudar! ;-) Abraço!
Olá,
Estou iniciando na arte dos pães de fermentação natural.
Gostaria de saber sobre cursos.
Como fazer essas obras de artes sobre o pão, cada um mais lindo que o outro.
Olá, Rosana. Feliz com sua mensagem. Legal que esteja curtindo. Não dou cursos, mas existe muita gente boa, em diversas cidades, oferecendo workshops. Aqui no site tenho várias dicas e passo a passos que podem te ajudar nesse começo. Abraço!
Começaria nesta terça, curso de pães de fermentação natural, nas o Sesc, cancelou o curso. Estou frustrado, mm as não vou desistir. O fermento já fiz.
Onde achar instruções?
Aqui no site você encontra passo a passo para fazer o fermento e as receitas de pão. Boa sorte! Boas fornadas!