Quando comecei a pesquisar mais sobre pães de fermentação natural, além do levain, descobri o “fermento de litro” ou “fermento de Cristo”. Não tinha ideia do que era, como era feito, mas não resisti quando vi a Paula Basso Souza, no Instagram, publicar tantas receitas feitas com esse fermento. Pães doces e salgados de encher os olhos e dar água na boca. Não tive dúvidas: precisava experimentar!
Esse fermento, também chamado de fermento líquido ou fermento de garrafa, é feito a partir da mistura de água, farinha, açúcar e sal e tem longa tradição. Antigamente, quando era feito, costumava-se dividi-lo em três partes: a primeira parte era usada para fazer o pão, a segunda parte era guardada como “muda” para ser reformada na próxima vez que o fermento fosse usado e a terceira parte era dada de presente a um amigo, renovando o ciclo de prosperidade, compartilhando e multiplicando pães pela vizinhança.
A Paula generosamente compartilhou sua receita comigo. A receita é simples, mas deve ser seguida à risca para não ter erro. Vamos a ela:
Receita do Fermento de Litro
Ingredientes
- 1 litro de água filtrada
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo branca
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
Modo de preparo
Misture bem todos os ingredientes com um fuê, até obter um líquido homogêneo.
Coloque o líquido dentro de uma garrafa pet bem fechada (eu usei uma garrafa pet de 1,5 litro) e guarde num canto do armário, para descansar de 7 a 10 dias. Escolha um lugar onde não precise mexer a garrafa.
Ao longo dos dias, os ingredientes começam a se depositar no fundo da garrafa. Resista à tentação de mexer e chacoalhar o líquido. Deixe o fermento quieto no canto dele. Assim que toda a mistura de ingrediente depositada no fundo da garrafa começar a subir é hora de fazer a reforma.
Próximo do 10º dia, tente apertar um pouco com as mãos a garrafa pet. Você perceberá que ela está completamente dura, rígida como vidro. São os gases produzidos pela fermentação natural que ocuparam o espaço dentro da garrafa. Como um refrigerante cheio de gás! E por estar tão cheio de gás, não deixe de reformar o fermento até o décimo dia. Senão, corre o risco da garrafa não resistir à pressão e explodir fermento pra tudo quanto é lado. Já pensou!? :-O
Como reformar o Fermento de Litro
Hora de reformar o seu fermento de litro. Cuidado ao abrir a garrafa. Ela está cheia de gás e pressão. Assim como um refrigente, o líquido começara a espumar e tentar escapar da garrafa. Vá abrindo aos poucos, bem devagar, para permitir que o gás saia, sem desperdiçar seu fermento.
Coloque todo o líquido do fermento em uma vasilha grande, de preferência uma vasilha de vidro transparente e incolor. Acrescente as mesmas medidas iniciais de farinha de trigo, açúcar e sal e misture bem. Adicione 1 litro de água morna e mexa bastante, até que o líquido fique bem homogêneo. Tampe a vasilha com filme-plástico e deixe descansar de 4 a 6 horas.
Depois do descanso, quando se forma uma camada espumosa e espessa sobre o fermento, e a parte de baixo estiver cheia de bolhas, seu fermento está pronto para ser usado e fazer seu primeiro “Pão de Cristo” ou “Pão de fermento de litro”.
O cheiro do fermento de litro me fez lembrar o fermento biológico fresco. Aquele cheirinho tão característico que muita gente torce o nariz, mas eu sinceramente adoro.
Mas antes de botar a mão na massa, é hora de dividir o fermento, como manda a tradição: reserve 500ml do fermento líquido para usar na receita de pão e guarde na mesma garrafa pet 1 litro do fermento reformado como muda para a próxma vez. O restante você pode doar para alguém. Se não tiver para quem dar, nem quiser fazer mais pão com essa sobra de fermento, a alternativa é descartar. Acredite: 500ml de fermento é o suficiente para fazer 3 pães grandes, com 1kg de farinha de trigo. É pão pra semana toda!
O litro de fermento que você reservou deve ser guardado na geladeira por até 7 dias. Depois disso, precisa ser reformado/refrescado novamente, mesmo que você não faça o pão. Só assim você manterá eu fermento forte e cheio de gás para dar belas fornadas de pães saborosos e macios. Se não for fazer pão, reforme e descarte a parte que usaria para a receita.
Veja como fazer o Pão de Cristo, com fermento líquido
Obrigado, Paula, por ser tão generosa e compartilhar comigo sua receita. Seus pães são incríveis!
Seja feliz, faça pão!
Pergunta tola…rsrsrs….o fermento “de litro” será que pode ser feito em menor proporção? Sou tão contra o descarte de alimentos. Além do que, na minha casa são só 2 pessoas, é muito pao. Se bem que posso doar (acho que amei essa ideia). Outra, comentei contigo que uso o fermento seco para os pães moles. Estudando e experimentando, será possível usar as receitas que costumo fazer e abortar de vez o fermento seco e usar o de Cristo no lugar?
Oi Luciana, já vi no Youtube algumas pessoas refrescando o fermento de litro com apenas metade dos ingredientes (ou quase metade). Neste caso você não precisará descartar. Mas descartar faz parte do processo de multiplicar. O que se perde é um pouco de farinha e açucar, usados para dar força ao seu fermento durante a refrescagem. Creio que consiga usar o fermento em outras receitas. Se ele pode substituir o fermento seco? Só testando e experimentando muito pra saber. Se conseguir bons resultados, conta aqui pra gente! Abraço, Guilherme
Muito obrigada pelo seu retorno. Vamos aos testes.
Qual a melhor temperatura para se fazer esse fermento?
Acredito que algo entre 25 e 27 graus. Abraço!
Eu nunca descarto
.
Pode reduzir a quantidade inicial, aí tu teria uma quantidade menor sempre, né
Sim, sim!
Me lembrou a forma como faco molho de pimenta!
Uma coisa que fazemos no preparo do molho de pimenta eh antes de fechar a garrafa, esprememos ate a massa de pimenta praticamente sair pelo gargalo, assim tiramos o maximo de oxigenio da garrafa. No caso do molho de pimenta, ajuda as bacterias lacteas levarem vantagem sobre os fungos noscivos, aqueles que produzem bolor. Acredito que possa ajudar tb no fermento de litro. E previne a explosao da garrafa, que eh muito rara, quando usamos a garrafa de coca cola, a mais resistente a pressao gerada pela fermentacao.
Otima ideia, excelente conteudo sem esquecer de valorizar a fonte com os devidos creditos.
Parabens Guilherme pelo excelente trabalho!
Excelente comentário, Marco. E muito curioso. Como não sou dos mais fãs das pimentas, não conhecia bem o processo de preparo do molho. Obrigado por compartilhar. E te agradeço pelo carinho da mensagem.
Obrigado por compartilhar. Vou tentar fazer.
Depois de pronto o fermento, eu posso reformar e fazer pão todos os dias ou só de 7 em 7 dias? Grata desde já!
Eu faço a cada 7 dias, nunca testei com intervalo menor. Acredito que é necessário tempo para o fermento se desenvolver. Se testar, conta pra gente? Abraço!
Qual a quantidade usada do fermento de litro para 1kg de farinha?
Ele tem o mesmo potencial que o fermento fresco?
Olá, Theo. Para 1kg de farinha eu uso 500ml de fermento de litro. Ele tem um ótimo potencial, mas leva mais tempo, por ser um processo natural. A receita do Pão de Cristo está aqui: http://paonapanela.com.br/receita-do-pao-de-cristo-feito-com-fermento-de-litro/
Olá! Fiquei com uma dúvida. Depois do descanso de 4 a 6h, quando vc diz que se forma uma camada espumosa e espessa sobre o fermento, e a parte de baixo fica cheia de bolhas, deve-se misturar essa camada superior espessa com o fundo antes de usar na receita?
Olá! Isso mesmo! Mistura tudo e separa a parte que vai usar e a que vai guardar. Essa referência é uma indicação de que o fermento “fermentou” e está pronto para ser usado.
Fiz a primeira muda mas com dez dias havia pouco ar e cheiro azedo tipico de vinagre reformei mesmo assim se fizer o pai vai ficar com gosto azedo?
Sugiro alimentar o fermento de litro, esperar ele fermentar por umas 4 ou 5 horas e guardar na geladeira, esperando 7 dias para então alimentar novamente, fermentar e aí fazer pão. Ele deve ficar menos ácido quando não levar muito tempo pra fermentar.
Se não usar o fermento e deixar ele fora da geladeira, dura quanto tempo? Tenho um sem uso faz dois meses e tá cheio de gás e o cheiro tá normal.
Olá, Márcia, recomendo depois de fermentar guardar na geladeira, pois do contrário certamente seu pão ficará ácido e azedo demais. O intervalo entre uma reforma e outra deve ser de uma semana. As leveduras precisam de alimento pra se manterem fortes e ativas. Abraço!
O fermento pode ultrapassar 7 dias? O meu tem 19 dias. Isso interfere em alguma coisa?
Olá, Ivana! Esses 7 dias são de descanso na geladeira, certo? Não no processo de criação do fermento, né? Se deixo mais que 10 dias na geladeira sinto que ele perde a força, fica com menos gás ao abrir. Nesse caso (e talvez no seu caso também), prefiro abrir, alimentar novamente, mandar pra geladeira e esperar pelo menos 7 dias para então usá-lo. É o que terei que fazer por esses dias em casa. Senão ele fica muito ácido e sem força… pelas experiências que eu tive. Abraço e boas fornadas!
Ola ! Estou muito interessada em fazer esse fermento. Adorei a idéia. Minha dúvida é: posso fazer o Pão com metade da receita ? Tipo 250g de Fermento + 500g de Farinha ? Desde já agradeço pela atenção e pelo site ! Forte Abraço.
Olá, Christiane. Nunca tentei. Na verdade, a medida de 500ml já é metade da receita, pois rende dois a 3 pães.
De qualquer forma, sempre vale testar. Mas será que compensa fazer com tão pouco? Esse pão fica macio e saboroso por toda a semana, acho que vale fazer meia receita, não 1/4.
Abraço!
Obrigada pelo comentário ! Vou fazer o meu fermento hj ! Queria saber se o Levain so pode ser feito num Pote de Vidro. Abraços.
Para o fermento de litro acho melhor usar garrafa PET, que resiste bem à pressão provocada pelo fermento. Aliás, como o plástico é mais mole, quando está com bastante gás perceberá que ele fica bem rígido, como se fosse vidro. Acho que um pote de vidro pode ser perigoso caso acumule muito gás. Melhor não correr esse risco. Eu uso garrafa PET de 1,5L de refrigerante.
Acabei de fazer o meu Litro ! Vou postar depois no Instagran !
Da erro se fizer com Farinha Integral ?
Nunca fiz. MSe fizer o teste, por favor me conte o resultado. Acho que a farinha integral deve fermentar mais rápido. Cuidado com a pressão da garrafa (pra não explodir!).
Boa noite uma dúvida sobre o fermento de litro .
Eu tenho essa maravilha há 1 ano e já fiz algumas doações ,fiquei tão feliz em receber imagens de pães feitos com esse maravilhoso fermento.
Qdo ganhei o fermento fui orientada a guarda lo em geladeira e renovar a cada 7 dias igual está em seu site.
Isso precede ou posso deixa lo fora e em ar ambiente bem tampado em garrafa pet ?
Hoje renovei ele e a minha alegria era tanta pq ele transbordava de tão forte dentro da garrafa.
Amanhã sairá pão fresquinho aqui em casa.
Obrigadaaaa .
Nilva Coelho
Que legal, Nilva. É muito bom ver todos esses pães brotando por aí. Guarde sempre na geladeira, alimentando a cada 7 dias. Abraço!
Esta receita de fermento de garrafa, fermento de litro ou fermento líquido é praticamente igual a que uma grande amiga minha meu deu, segundo minha amiga ela pegou a receita do jornal do campo, e nesse jornal estava descrito que foi retirada de um informativo do Agrovalle e lá vinha junto a receita do fermento e do pão de Cristo, a únicas diferença que notei está na quantidade de farinha de trigo, e açúcar, pois na receita que ganhei se coloca 4 colheres (das de sopa) de farinha de trigo 4 colheres (das de sopa) de açúcar 1 colher (das de sopa) de sal e 1 litro de água, e no modo de fazer diz que no primeiro dia se coloca os ingredientes ao qual me referi se tampa com um paninho branco e num lugar escuro e não se mexe, no 2º dia pela manhã você mistura tudo y pela tarde você divide o líquido em três partes, duas partes da para uma amiga e a parte restante você prepara o pão e no terceiro dia, pela manhã você dá o formato aos pães e se o dia estiver quente as 13 horas já pode assar o pão, não pede para colocar na garrafa Pet,
Aproveitando a oportunidade, não sou muito a fim de plásticos, se eu fermento numa garrafa de vidro funcionária do mesmo jeito?
De antemão muito obrigada
Olá, Charito. A mistura de ingredientes demora de 7 a 10 dias para fermentar e estar pronto para usar em receitas de pães. Um dia apenas é muito pouco, quase nada, para que as leveduras entrem em ação. Sugiro usar SEMPRE garrafa PET, que está pronta para aguentar a pressão de refrigerantes. Se você usar vidro, meu receio é que acumule muita pressão e a garrafa de vidro acabe estourando. Abraço!
Você usa e dá certo?
Oi, qual a diferença do levain para esse fermento de litro? Será que para substituir pelo levain a proporção é a mesma e o resultado seria parecido em questão de sabor?
Olá, Amanda. Os dois são “starters” naturais. Eles são usados em proporções diferentes e resultam em pães diferentes também. Abraço.
Posso reformar o fermento que receber antes dos 7 dias?
O fermento tem um tempo necessário para que esteja pronto para uso. Você pode alimentar, reformar, mas certamente ele não terá força para fazer pão. Sugiro reformar e esperar novo ciclo de 7 dias. Mas, veja bem: é o que eu faço! A forma como eu aprendi. Se testar novas formas e der certo, por favor compartilhe com a gente. Abraço!
A farinha no caso é sem fermento né?
Sim, sempre sem fermento.
Gratidão por dividir teus conhecimentos, pessoas como vc fazem o mundo um lugar melhor para se viver
Mensagem linda, Gilda. Muito obrigado pelo carinho. Abraço.
Olá Guilherme, tudo bem?
Primeiro, obrigado pela receita. Tenho muita vontade de recuperar essa receita, marcou minha infância.
Eu tentei fazer o fermento, mas não deu muito certo, bem acho que não, pois quando abri a garrafa não saiu tanto gás conforme relatado no post.
Tenho uma dúvida:
Misturei bem os ingredientes e coloquei na garrafa, após alguns minutos a farinha ficou depositada no fundo da garrafa, já no terceiro dia a farinha começou a subir e boiar, devo aguardar os sete dias ou após a farinha subir já posso renovar o fermento? Eu não reformei logo que os condimentos começaram a boiar, resolvi esperar os sete dias, mas após cinco dias os condimentos que estavam boiando começaram a se depositar no fundo da garrafa…
Obrigado pelo o post.
Olá, Geovanny. Fico feliz de resgatar contigo essa memória de infância. O pão possibilita isso, impressionante!
Deixe a mistura de ingredientes descansar de 7 a 10 dias. Em alguns casos ela pode subir ou depositar-se no fundo. Importante esse tempo de descanso, sem mexer, sem chacoalhar, longe de fonte de calor, para a fermentação acontecer.
Abraço!
Ola posso usar açucar mascavo pra fazer o fermento.sera que pode altera a fermentação.
Olá, Katia. Nunca usei o açúcar mascavo no fermento, por isso não saberia dizer o quanto interfere na fermentação. Abraço!
Boa noite. Obrigado por compartilhar essa receita. Gostaria apenas de tirar uma dúvida: você fala que devo reformar meu fermento de 7 a 10 dias, quando começar a subir a parte depositada no fundo. Estou com o meu há 12 dias e nada de ele subir. Devo reformar mesmo assim ou esperar mais? Devo descartar e fazer de novo? Se tiver de esperar mais, por mais quanto tempo? Muito obrigado de novo
Oi, Anderson. Obrigado! 12 dias é mais do que suficiente, mesmo que a parte depositada no fundo não tenha subido. Isso já aconteceu comigo também. Abra com cuidado, pois deve ter muuuuito gás. Alimente, espere fermentar e poderá fazer pão. Se abrir e tiver pouco gás, pode ter passado do tempo. Neste caso, alimente, espere fermentar e mande direto pra geladeira até a próxima semana. Abraço.
Obrigado! Abraços!!!
Boa noite, depois de reformar o fermento, e deixar descansar as 6 horas, tem que mexer o líquido antes de colocar de volta na garrafa? Obrigado!
Olá, Carlos! Sim, você deve mexer bem antes de separar o que vai usar no pão e o que vai guardar de isaca para a próxima fornada. Abraço!
O trigo é com fermento ou sem fermento?
Sem fermento. Quando falamos de pão, farinha é sempre sem fermento.
Farinha com fermento só serve pra bolo :-).
Valeu!!
Estou indo para a terceira reforma, sempre com 7 dias e até agora não vi todo esse gás, ele até tem um leve cheiro de fermento, mas zero bolhas, gás, sinais de fermento. Tem algum teste para saber se o fermento está ativo? Eu sempre usei o levain, e ele eh bem claro qdo está ativo. Esse fermento eu não consigo ver ele ativo. Tô com medo de jogar receita fora e não crescer.
Olá, Thabata! A indicação do fermento é a pressão que ele gera ao abrir a garrafa pet. Ele faz muita espuma e transborda rapidamente. Sugiro rever todo processo, assim como ingredientes e medidas. Abraço!
Boa noite. Vou reformar o meu fermento hj , para fazer o pão amanhã. Tenho que guardar na geladeira hj? Fiquei com essa dúvida. Obrigada. Gostei muito da receita.
Oi Flaviana, quando você reforma o fermento de litro, deve deixá-lo descansando (e fermentando) por umas 5 horas em temperatura ambiente. Depois que ele fermenta (e forma uma camada grossa de espuma em cima), você pode fazer pão e guardar na geladeira a outra parte como isca para a próxima. Abraço!
Olá , pode tirar uma dúvida? Quando eu vou reformar , ele está refrigerado certo? a agua que vou repor preciso esquentar? ou posso usar agua em temperatura normal?
Olá! Sim, pode usar a água em temperatura ambiente. Abraço!
Boa tarde, estou com uma dúvida quando o fermento estiver pronta para reforma eu tira a metade ou reformo direto?
Olá, Edna. Você deve reformar ele inteiro. O litro que você deixou fermentando, mais os novos ingredientes.
Obrigado pela atenção, Deus abençoe
Outra dúvida no tempo frio o processo e mais lento?
Sim, a temperatura sempre influi. Por isso usamos a água levemente morna para ajudar na fermentação, durante a reforma do fermento.
Obrigado Deus abençoe.
Uma dúvida é normal depois que subir os ingredientes eles voltarem para o fundo da garrafa?
Sim, sim. É normal. :-)
Boa noite,fiz o fermento sábado até hoje ele não subiu, será que e o tempo frio?
Toda vez que for reformar é esse mesmo processo, tem que descartar uma medida?
Sim, tem que descartar!
Bom dia, muito feliz com essa página.
Bom, ontem à noite fez dez dias que fiz o fermento, desde os sete dias a garrafa estava bem dura, quando abri ontem fez bastante espuma e tinha muita pressão, fiquei feliz da vida. Porém acho que fiz algo errado,esqueci e coloquei a água fria e não morna e para piorar está frio na cidade, estou esperando desde que fez 4 horas da refrescagem , mas até agora não fez nenhuma espuma e a farinha assentou no fundo desde ontem, apesar do cheiro está forte. O que eu faço? Separo a isca e guardo de volta ou já posso fazer o pão? Desde já agradeço muito. Que Deus te abençoe.
O frio sempre atrapalha um pouco o processo, deixa ele mais lento, mas ainda assim possível. Se achar que não fermentou direito como deveria, volte pra geladeira e tente novamente na próxima semana. Boas fornadas!
Bom dia!
Oi Guilherme, voltei aqui para contar que fiz o líquido e deu certo, pensei que não iria conseguir , mas não desisti segui em frente para fazer a massa acreditando que meu fermento não iriria funcionar, mas graças a Deus funcionou , os pães ficaram uma delícia e bem fofinhos.
Muito obrigada por ter dividido essa maravilha. Deus te abençoe.
Como fico feliz em saber! Obrigado por dividir isso com a gente aqui! Abraço e boas fornadas. Amém! <3
Pelas poucas informações que tenho,é necessário repetir 3 a 4 vezes a reforma do fermento de litro para que o pão não fique com sabor AZEDO. Vale conferir o resultado.
Comentei na receita do pão que sempre faço pães com o fermento de garrafa que está na família a 35 anos…. Sempre deixo uns 200ml como “muda” e vou renovando sempre que vou utilizar. As vezes que não faço pães faço o descarte de parte do fermento e renovo novamente para que não estrague.
Uma dica para quem acha que uma receita da muitos pães, se quiser dá para congelar e quando for comer apenas tira do congelador deixe descongelar um pouco e leve ao microondas por alguns minutos, o pão estará fresquinho novamente.
Moro em uma região muuuuito quente, e com 3 dias meu fermento aparentou estar pronto para utilizar, mas resolvi esperar ao menos uns 6 dias e ele parece ter morrido. Tudo se assentou no fundo da garrafa, resta apenas o cheiro. Não sei como proceder.
É normal ficar no fundo, também. Não está perdido. Se a garrafa estiver parecendo vidro, com cara de que vai explodir, não espere os 10 dias. Abra no 7 e veja se tem bastante gás. Se tiver, estará pronto!
A minha cidade é fria isso atrasa a fermentação?
Frio demais e calor demais sempre atrapalham a fermentação. O frio retarda, o calor acelera. O ideal é algo em torno de 25, 27 graus. Mas não é fácil conseguir essa temperatura. Abraço!
seu comentário está à espera da moderação
Olá Bom Dia… Fiz todos os procedimentos da receita tanto do fermento e depois para o pão , cresceu e ficou lindo os pães , porém Qdo fui comer senti um gosto meio azedo, poderia me ajudar com isso, usei tds as medidas precisamente e o tempo necessário de cada etapa . Mas infelizmente não sei o que pode ter dado errado . Agradeço se tiver alguma dica.
Desde já agradeço a atenção .
Olá, o tempo de fermentação pode ter sido alto demais para a temperatura. Quando passa do tempo, ele começa a deixar mais azedo mesmo. Abraço!
Olá, reformei o fermento e confesso que deixei mais de 6 horas fora da geladeira. Os pães ficaram muito fofinhos, mas com gosto de azedo, como limão.
Oi, Sandy, o pão costuma ficar mais azedo se o tempo de fermentação for maior. Vale testar em menos tempo pra ver como ele fica. Abraço!
Olá, boa noite! Tem viabilidade em comercializar esses pães? Vender no bairro? Tem como produzir em grande quantidade? Grato.
Oi, Nestor. A viabilidade dependerá de sua estrutura e se terá público para esse produto. Produtos artesanais tendem a ser mais caros, pois levam mais tempo de produção. Vale entender seu mercado. Abraço!
Oi tenho uma dúvida , se eu der 500ml do fermento que vai servir de muda para outra pessoa , como ela deve fazer para manter aquela muda ?
Olá! Ela pode reformar com a mesma quantidade de ingredientes que está no post. Seu fermento servirá de base para multiplicar o dela. Abraço!
Boa tarde Guilherme, pretendo fazer essa receita, mas tenho uma dúvida que não é esclarecida na postagem. Depois dos 10 dias, quando o líquido se separou dos solidos, antes de fazer a reforma do fermento, devo misturar o conteúdo da garrafa (juntar o líquido com o que se formou no funda da garrafa?).
Com a reforma, o resultado final será pouco mais de 2 litros de fermento?
Obrigado
Olá, cuidado ao abrir a garrafa pois ela terá muita pressão. Despeje tudo, depois de aberto, numa vasilha e daí poderá misturar a água com os sólidos. Sim, ao final você terá a soma dos ingredientes de antes, que estavam na garrafa, com os novos ingredientes, que usará para reformar/refrescar. Abraço!
Bom dia Guilherme , fiz no dia 03 , hj dia 07 a garrafa esta dura como um vidro , mais so se passaram 4 dias , sera que ja fez o fermento e posso reformar ?
Olá! Acho que convém esperar o tempo de fementação. Ainda é cedo. Abraço
Olá,
sei que o post já tem algum tempo, mas de qualquer forma quero agradecer por ter encontrado!
Minha mãe fazia pão com esse fermento quando eu era criança e eu queria muito resgatar essa receita! Muito obrigado!
Obrigado! Fico feliz!
Daria pra fazer o pão direto com o primeiro fermentado, sem ter q reformar, ou seja, só faria o fermento qdo fosse fazer o pão?
Não, precisa sempre reformar o líquido, esperar fermentar e daí fazer o pão.
Olá…obg por compartilhar….vi alguns comentários sobre o pão ter ficado azedo….porque isso acontece? Como evitar que isso aconteça?
Retornei hoje é estou aguardando as 4 a 6 horas para preparar os paes
Olá, acredito que quanto mais tempo você deixa fermentando, mas azedo ele fica. Vale ajustar os tempos e testar o resultado.
Oi,
Fiz meu fermento de garrafa a uns 4 dias e a garrafa já está bem rígida… ainda espero pelo menos os 7 dias para reformar ?
Muito obrigada
Eu esperaria, pois o fermento precisa de tempo. Mas cuidado pra essa garrafa não explodir!!!
Oi Guilherme,
Obrigada pela dica. Estou aguardando ainda, a garrafa continua rígida mas o fermento não subiu, ainda está todo depositado no fundo… amanhã faz 7 dias. Continuo aguardando ? Muito obrigada pela atenção!!
Olá, Bom dia.
Fiz com uma dúvida.
Fiz o fermento, deixei 7 dias fora da geladeira.
Quando fizer a reforma, de 4 a 5 horas , essa mistura vai para geladeira, ou só depois que passar essas 5 horas ?
Sempre espere a reforma fermentar antes de fazer pão ou devolver pra geladeira.
Olá! Fiz a mistura e no terceiro dia os ingredientes já estavam subindo e a garrafa muito dura, então fiz um furo na tampa pois estava com medo de a garrafa estourar. Porém todos os ingredientes desceram e não sobem mais. Está com cheiro azedo. Oque faço?
Você furou?! Acho que o melhor a fazer é começar de novo. A garrafa de plástico deve ser resistente e estar fechada, sem furos.
Boa noite…eu fiz esse fermento e todo dia reformo e faço o pao…nao deacartei o restante …entao sempre fico com 1 litro e uso 500ml…tem dado certo..deixo 12 horas descansando ele triplica ai faço os paes e fica mais 5 horas…ficam super leves e crescidoa.
Eu fiz por duas vezes,o fermento estava borbulhando, tudo certinho, mas o pão não cresceu. O que pode estar errado?
Puxa, difícil dizer. Você seguiu o passo a passo direitinho? Reformou o fermento e esperou ele fermentar antes de começar a fazer o pão? Sugiro rever cada passo.
Adorei as informações! Estou tentando fazer este fermento, espero q de certo, estou seguindo tudo na lógica.
Só estou em dúvida se no sétimo dia a fermentação está no fundo do vidro, pq ela subiu e hoje já está toda no fundo e está no quarto dia.
É normal isso acontecer. Mas pelo amor de Deus, não use vidro. Como recomendo. Use plástico, pois o vidro pode estourar com a pressão. Cuidado!!!
Bom dia! Obrigado por compartilhar o seu conhecimento conosco!
Na hora de reformar o fermento, eu já posso fazer o pão ou tenho que esperar o fermento reformado fermenta um pouco? Eu fiz o pão logo após reformar mas não cresceu muito.
Obrigado e um bom dia!
Você precisar reformar o fermento e esperar ele fermentar. Lembre-se que você pegou o fermento e acrescentou mais ingriedientes justamente pra fortalecer e ativar esse fermento. É preciso tempo, como explicado na receita.
Olá!! Estou desenvolvendo o fermento , estou com uma dúvida, quando eu dou a muda a alguém ela será de 500 ml aproximadamente, correto? Qual é a instrução que eu repasso?
Sim, será de aproximadamente 500ml. Você pode passar esse post, que traz instruções de como refrescar o fermento depois de uma semana na geladeira. Abraço
Oi Guilherme, vc já sabe se pode substituir o fermento seco pelo de litro?
Vendo pães de forma com fermento seco…mas quero muito fazer só com fermento natural!
O que fazer com o líquido que retira e coloca na vasilha transparente, não entendi….e eu uso o líquido ou a massa que se forma???
Misture o liquido e use na receita.