Mesmo quem não é fã de canela não resiste ao sabor suave e textura macia. Usei a receita do Pão de Três Leites, fácil de fazer. A combinação da manteiga com o açúcar mascavo deixa esse pãozinho ainda mais saboroso. Não tem como não gostar.
INGREDIENTES
Massa (Pão de Três Leites)
🔸 500g de farinha de trigo
🔸 200g de leite condensado
🔸 2 ovos
🔸 20g de leite em pó integral
🔸 120g de leite integral (líquido!)
🔸 60g de manteiga sem sal (ponto pomada)
🔸 100g de levain (1-2-2)
🔸 4g de fermento biológico seco (para deixar o pão ainda mais macio)
🔸 8g de sal
⚠️ Se não for usar o levain, use no total 10g de fermento biológico seco. Se for usar apenas levain, aumente pra 150g.
Recheio
🔸 50g de manteiga sem sal
🔸 70g de açúcar mascavo
🔸 6g de canela em pó
Glacê
🔸 140g de açúcar de confeiteiro
🔸 50g de creme de leite leve
MODO DE PREPARO
No bowl da batedeira, misture bem o leite condensado e o leite integral. Adicione os ovos, o leite em pó, o sal, o extrato natural de banilha e o fermento natural ativo, refrescado na proporção 1-2-2 e o fermento biológico seco.
Acrescente também toda a farinha e comece a bater, com gancho, em velocidade baixa, até incorporar bem todos os ingredientes. Aqui eu deixei uns 5 a 6 minutos, até a massa começar a ficar mais homogênea.
Continue batendo a massa na segunda velocidade e comece a adicionar a manteiga em ponto de pomada, uma pequena porção de cada vez, esperando a massa absorver toda gordura, para só então adicionar mais. Isso deve levar uns 10 minutos, mas o tempo pode variar. Apenas não deixe a massa esquentar demais. Fique de olho!
Quando a massa estiver bem desenvolvida, elástica, e com ponto de véu, tire da batedeira, boleie e deixe descansar até dobrar de tamanho. Isso pode levar umas 4 horas, se não usar fermento biológico, dependendo da sua temperatura ambiente. Se preferir pode levar para longa fermentação na geladeira depois que ela começar a crescer e mostrar sinais de que já está fermentando.
Com a massa já com o dobro do tamanho, transfira para uma bancada levemente enfarinhada e comece a abrir com ajuda de um rolo. Abra a massa num retângulo de aproximadamente 60x30cm. Esse tamanho rende 10 a 12 rolinhos de 4 a 5cm.
Passe a manteiga amolecida em toda a massa, com uma colher ou espátula. Numa vasilha, misture bem 80g de açúcar mascavo com 8g canela e polvilhe por toda a massa, criando uma cobertura uniforme.
Comece a enrolar a massa a partir da lateral maior, pressionando levemente para obter um rolo firme. Ao final você terá a massa toda enrolada. Faça marcações na massa, em intervalos de de 4 a 5cm, para facilitar o corte. Com ajuda de uma linha (aqui eu usei fio dental!), corte os rolinhos. Se preferir pode cortar com uma faca.
Coloque os rolinhas numa forma antiaderente ou untada com manteiga com espaço entre eles para crescerem na segunda fermentação.
Cubra e deixe fermentar até dobrarem de tamanho, por umas 2 a 3 horas. Esse tempo pode variar de acordo com a temperatura ambiente. E se você fizer apenas com Fermento Biológico esse tempo será bem menor. Acompanhe de perto.
Pré-aqueça o forno a 160 graus. Leve a massa para assar por 20 a 25 minutos, até dourar no ponto que você gosta. O tempo pode variar de acordo com seu forno. Depois de uns 20 minutos, fique de olho para não queimarem ou ressecarem demais.
Enquanto os rolinhos assam, misture numa vasilha 140g de açúcar de confeiteiro e 50g creme de leite leve, de caixinha. Depois dos cinnamon rolls assados, passe esse glacê sobre os rolinhos ainda quentes.
Coloque a mistura num saco de confeitar, corte a ponta bem fininha e passe pra lá e pra cá. O efeito é incrível. Se não tiver saco de confeitar, pode usar um saco descartável qualquer ou passar com uma colher ou molheira.
Quer dica de ouro? Quando for comer os rolinhos, aqueça por 10 segundos no microondas. Eles ficam ainda mais macios, úmidos e saborosos. Não tem como não gostar!